2010-01-21

Preparação e gestão de laboratórios

Segue-se um resumo das tarefas de preparação e gestão de laboratórios para disciplinas de Engenharia Informática. Esta lista foi afinada por 8 anos de experiência ;-)

--

Tarefas:

  • Instalação de software nos laboratórios (Pedido ~ 1 mês antes do início das aulas; guia de instalação; verificação)
  • Projecto
    • Protótipo do projecto
    • Enunciado do projecto (Definição de objectivos, método e datas de avaliação)
    • Esclarecimento de dúvidas por meios electrónicos
    • Preparação de avaliação dos projectos (Datas, salas, inscrições)
    • Avaliação dos projectos (Correcção de código, visualizações, discussões)
  • Aulas de laboratório
    • Gestão de turnos (Horários, inscrições, e restante logística)
    • Planeamento das aulas de laboratório (Definição de objectivos para cada semana)
    • Preparação do material das aulas de laboratório
  • Gestão da página da disciplina
  • Gestão de pautas de avaliação
  • Correcção de provas teóricas escritas


Sugestões:

  • Ter um horário marcado para reuniões de coordenação (semanal ou quinzenal, dependendo do grau de novidade do programa e de experiência dos docentes);
  • Na preparação das aulas, pode haver um responsável por preparar e verificar todo o material antes de ser publicado. O material deve ser publicado com antecedência de 1 semana ou mais;
  • Utilizar endereço de correio partilhado para contacto, com respostas a dúvidas com CC para todos. Pode haver um responsável por responder aos alunos em cada dia da semana;
  • Utilizar área de ficheiros partilhados, com repositório de controlo de versões SVN (ou outro), para facilitar a partilha de documentos e de código fonte;

Sem comentários:

Enviar um comentário