2010-04-20

Perspectivas de um Sistema de Informação

Um ponto importante sobre a análise de sistemas de informação é perceber que existem diferentes perspectivas. Cada perspectiva representa uma forma diferente de pensar o sistema, correspondendo a diferentes níveis de abstracção.

A seguir reproduzo um excerto da minha tese de Mestrado que define 3 perspectivas:
  • Negócio (conceptual);
  • Sistema (lógica);
  • Tecnologia (física).


A perspectiva de negócio (conceptual) descreve o sistema com entidades informacionais (ex. Cliente, Fornecedor) e com processos de negócio (ex. Fazer Encomenda, Aceitar Reclamação). Os processos definem os requisitos.

A perspectiva de sistema (lógica) descreve o sistema formal ou semi-formalmente, mas ainda de forma abstracta. Ou seja, é produzida a especificação.
A perspectiva de tecnologia (física) descreve a concretização do sistema em bases de dados e programas concretos. Ou seja, é produzida a implementação.

A perspectiva de negócio é traduzida para a perspectiva de sistema, ou seja, os conceitos de negócio informais são representados com objectos ou com outro formalismo. Isto é feito de forma não automática.

A perspectiva de sistema é detalhada na perspectiva de tecnologia, onde a descrição abstracta é vinculada a tecnologia concreta. Por exemplo, os objectos abstractos são implementados com objectos Java.

O sistema de informação cumpre os objectivos para que foi desenhado, quando as perspectivas estão alinhadas, ou seja, os requisitos são satisfeitos pela forma como foi efectuada a especificação e depois a implementação.

Ver também: A framework de Zachman

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