Quando é que o disco do computador se pode considerar cheio? Quando o computador já nem sequer arranca? :) Aí já é claramente um pouco tarde demais. Nestes casos a solução passa por arrancar em modo limitado (modo de segurança no Windows) e mover alguns ficheiros para um disco auxiliar. Em casos mais extremos, é mesmo necessário remover o disco do computador e ligar a outra máquina como se fosse um disco externo. Mas antes que se chegue a esta situação, como prevenir esta situação de disco cheio?
Um disco considera-se cheio quando a sua capacidade livre é inferior a 10% da sua capacidade total. Ou seja, um disco de 100GB considera-se cheio quando tem 10GB livres. É verdade que 10GB ainda dá para guardar muita coisa, mas é um sinal de alerta de que é necessário procurar alternativas.
Uma das melhores alternativas actuais consiste em usar um disco auxiliar externo para os ficheiros de grande dimensão e que são muito pouco actualizados, ou seja, ficheiros grandes e cujo acesso é sobretudo para leitura. Estou a falar de ficheiros de músicas, fotografias e videos, se bem que o critério da leitura pode também escolher ficheiros de trabalho com mais de 1 ou 2 anos.
Não convém depois esquecer que é necessário fazer cópias de salvaguarda (backup) dos ficheiros que estão no computador e no disco auxiliar. Ou seja, será necessário ter um disco de backup do disco principal e do disco auxiliar.
(foto)
2011-09-27
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário