2012-03-08

Envio de mensagens para múltiplas pessoas

(Publico aqui uma mensagem que a Joana enviou há dias a um conjunto de amigos - e desconhecidos - sobre o envio de mensagens para múltiplas pessoas)


Por favor, não partilhem comigo o email de pessoas que eu não conheço nem partilhem o meu email com quem eu não conheço.

Este e-mail foi enviado para mais de 200 pessoas. Como é que eu sei?

Porque os endereços foram todos colocados no campo "To" e não, como seria desejável, no "BCC".
Isso significa que as 200 pessoas que podem não se conhecer umas às outras passaram a ter acesso ao endereço de e-mail umas das outras. É para esses TODOS que estou a enviar. Mas cada pessoa só vê o seu próprio endereço e o meu porque estou a usar o BCC.

Qual é o problema?

Pessoas "não autorizadas" ficam com os contactos umas das outras.
Quando recebemos e-mails não solicitados admiramo-nos. Mas as cadeias de SPAM (correio electrónico não solicitado) começam assim: a maior parte dos programas por omissão (senão for devidamente configurado) colecciona todos os endereços que lhes passam pelas mãos e por isso, se alguma destas pessoas apanhar um vírus, contagia não só o remetente (mas esse seria inevitável), mas também todos os amigos do remetente
porque foi ficando com os mails de cada vez que passou uma 'chain-letter'...

A ideia de uma forma geral é: combater indirectamente o SPAM e, acima de tudo, não partilhar dados pessoais (meus ou os de outras pessoas) com terceiros.

Como informática que sou, venho, então, fazer um pedido... explicando as razões :-)

Quando re-enviarem este tipo de e-mails confirmem primeiro a veracidade. Normalmente estes e-mails são fraudes e são apenas formas de apanhar colecções gigantes de e-mails para depois usar em SPAM.

E também se são actuais. Já recebi umas 20 vezes que ontem desapareceu a mesma criança. É preciso manter a data exacta porque um e-mail pode ser reenviado milhares de vezes.... nestes casos, até é o que se quer.

Depois, se forem mesmo enviar o e-mail para tanta pessoas ao mesmo tempo, que podem não se conhecer umas às outras, então, usem o campo do BCC ("Blind Carbon Copy") que envia para toda a gente, mas não revela os mails todos a toda a gente. Ou seja, quando se usa o "BCC" em vez do "TO" ou do "CC" (Carbon Copy / Com Conhecimento), toda a gente recebe, mas cada um só sabe que recebeu, não sabe quem é que também recebeu o que é mais seguro... se o programa do mail pedir um "TO" obrigatoriamente, pode por-se o nosso próprio mail que serve de confirmação para nós e que, de qualquer maneira, já ia ser revelado no "From".

Se no meio da cadeia isto vai parar a alguém que faz negócio com e-mails, para depois serem usados como SPAM, vamos todos receber mensagens que não queremos e de que não gostamos.

Por isso, em vez de nos queixarmos das mensagens não solicitadas (SPAM) que recebemos, temos é que nos proteger a nós e aos nossos amigos, sem que para isso tenhamos que deixar de nos divertir e usar "chain-letters" (cadeias de e-mail). :-)

Não pretendo com este email ser ofensiva ou aborrecida, apenas formativa!

Para mais informações, este link é só um exemplo entre muitos:
http://www.netmanners.com/email-etiquette/dont-brush-off-email-privacy/

Estou só a mandar para os elos da cadeia que chegou a mim, se quiserem, avisem e ensinem os vossos amigos... :-)

O método do BCC deve ser utilizado sempre que as pessoas que vão receber o e-mail não se conhecem e não se precisam de contactar na resposta. O CC ou o TO é usado para e-mails onde eventuais respostas devem ser do conhecimento de todos os listados.

Decidi fazer a minha parte enviando esta mensagem sempre que recebo algum e-mail onde me são revelados mais de 10 e-mails desconhecidos.

Por favor, divulguem!


Sem comentários:

Enviar um comentário