2013-05-21

ATSI 1/7 - Introdução

O objectivo da Arquitectura Tecnológica de Sistemas de Informação (ATSI) de uma organização é definir um conjunto de sistemas de informação, não redundante, adequado à realidade da organização e com flexibilidade suficiente para permitir ajustes à evolução do modelo de negócio.

Para alinhar a arquitectura a propor com a realidade, deve começar-se por analisar a organização e identificar o cliente, definir uma visão e missão. Por outras palavras, é necessário definir o problema antes de propor uma solução.

Pode-se caracterizar o contexto da organização através do modelo das forças competitivas de Michael Porter que dá uma visão de indústria: clientes, fornecedores, novas entradas e produtos substitutos. É também relevante estudar a cadeia de valor que caracteriza as actividades e serviços prestados pela organização identificando as actividades principais e as actividades de suporte.

A definição da Arquitectura de Sistemas de Informação é estruturada, normalmente, em cinco etapas:
  • Arquitectura de Processos de Negócio;
  • Arquitectura de Informação;
  • Arquitectura de Aplicações;
  • Arquitectura Tecnológica;
  • Plano de Implementação.
Os processos de negócio e as entidades informacionais formam a base para considerar as diferentes dimensões do problema. A arquitectura de processos descreve a abordagem seguida no levantamento de processos de negócio, descrevendo a metodologia, actores e entidades externas. A arquitectura de informação descreve a definição das entidades informacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário