2013-05-22

ATSI 2/7 - Arquitectura de Processos de Negócio

A arquitectura dos processos de negócio inclui a definição e a descrição sucinta dos processos de negócio, juntamente com a definição e descrição dos actores neles envolvidos. Os processos de negócio são sequências de actividades que atravessam horizontalmente a organização e consomem recursos, produzindo valor para os clientes. Os actores são papéis desempenhados pelos intervenientes nos processos de negócio.

Capturar as actividades da organização através de uma visão orientada aos processos tem vantagens em relação a uma visão orientada às funções internas da organização. A principal vantagem é partir do ponto de vista dos clientes, identificando situações a melhorar e casos de redundância na gestão da informação. Esta vantagem justifica o maior esforço que é dispendido na modelação para não se perder o contacto com a realidade da organização.

Utilizar actores para fazer o levantamento de processos permite enriquecer a modelação produzida. Os actores do cliente devem definir os principais processos, enquanto que os restantes actores definem os restantes processos de apoio. Apesar disto, em cada processo, todos os actores são considerados igualmente importantes, i.e. não há distinção entre actores principais e secundários.

A vantagem de utilizar o actor como abstracção do utilizador e da unidade organizacional que participa no processo reflecte-se na maior adaptabilidade da modelação a alterações estruturais. Deste modo, a descrição de um processo mantém-se praticamente igual, mesmo que a unidade organizacional que o suporta mudar.

Tendo em conta estes aspectos, sugere-se a seguinte metodologia para construir a arquitectura de processos:
  • Identificação e definição dos actores envolvidos na organização;
  • Levantamento detalhado de processos para cada actor;
  • Combinação das diferentes perspectivas dos actores, utilizando os objectivos dos processos como critério agregador;
  • Ajuste do nível de detalhe, tendo em consideração o objectivo da modelação;
  • Verificação da coerência global entre os processos.
Os processos de negócio devem ser apresentados da seguinte forma:
  • Código Identificador – PN x, onde x é um número;
  • Nome – descreve o objectivo do processo;
  • Actores – envolvidos no processo;
  • Entidades Externas – envolvidas no processo (opcional);
  • Processos Precedentes – processos que têm obrigatoriamente que se realizar antes do processo (opcional);
  • Descrição Sumária – descrição das actividades do processo e da participação dos actores;
  • Entradas – informação consumida pelo processo;
  • Saídas – informação produzida pelo processo.
Quer as entradas, quer as saídas são entidades informacionais, com indicação dos atributos utilizados (quando são um conjunto restrito) e indicação do tipo de acesso CRUD - Create, Read, Update, Delete - Criar, Ler, Actualizar, Apagar. No cruzamento com os processos de negócio, deve referir-se onde é que a disponibilidade, segurança e coerência têm requisitos especiais.

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